Viver de sonhos


Amar torna-se difícil quando todos repugnam o amor com o seu ódio. Amar é difícil se permitirmos que o ódio ocupe o mesmo lugar que o amor no coração. Mas odiar é tão difícil como amar.
O amor é o que nos dá o prazer que a vida nos deveria dar, e o ódio é apenas o que equilibra o essencial. Achamos que tudo o que não nos dá o prazer que queremos é terrível, mas não percebemos que é isso viver.
A vida é uma luta porque assim o encaramos não percebendo que todos estes paradoxos emocionais são necessários para termos uma bela vida. Uma bela vida não significa necessariamente possuirmos tudo o que sonhamos. Contudo, significa de certeza, que somos incríveis o suficiente para conseguirmos sonhar e nada é melhor do que tal coisa.
Sonhar impulsiona a vida, bombeia no nosso sangue e transporta-nos para o mundo que nunca conheceríamos se não percebêssemos o conceito “sonhar”. Sonhar cansa os nossos problemas tornando-os, talvez, mais fáceis de enfrentar.
E acho que não existe nada que nos dê tantas oportunidades como o sonho é capaz de dar. É, provavelmente, a única emoção que decide não nos abandonar quando tudo já está abandonado. Porém, enganamo-nos quando dizemos que sonhar é viver. Penso que a forma correta de o dizer talvez seja: viver é sonhar.
Vivemos para o sonho com o receio de nunca mais o experimentarmos. E como se pode reparar vivemos para tudo menos para a vida, que tanto sonha ser vivida. 

Comentários

Mensagens populares